Inverno no Canadá: os básicos e os clássicos

[esse texto também foi publicado no Jornal de Toronto]

Queira ou não queira, ele vem todo ano. O temido inverno canadense – aquele famoso, com temperaturas terrivelmente abaixo de zero – se aproxima e a gente sente, literalmente, na pele essa emoção. Aqui são minhas dicas para os recém-chegados e hibernantes de primeira viagem: uma seleção dos básicos e dos clássicos dessa estação que todo ano chega muito rápido e fica too much por aqui.

 

Os Básicos

Jaquetas de Inverno – sim, você precisa de uma. Até novembro dá para agüentar com uma jaqueta qualquer, mas quando as temperaturas começarem a ficar beeem abaixo de zero… essa é a hora de ter uma Canada Goose, e deixá-la pendurada ao lado da porta para ficar como sua fiel companheira até o fim de março. Precisa ser Canada Goose? Não, e inclusive tem uma onda de protesto contra essa marca que é a mais popular daqui (sobre a forma como os coiotes são capturados e mortos para a fabricação da pele do capuz). Por quê então a Canada Goose é a etiqueta que você mais verá nas jaquetas ao nosso redor? Porque ela é sim super quentinha, e faz a sua condição no inverno canadense melhorar significamente. Há também outras marcas de qualidade na mesma faixa de preço (o preço é super salgado, acima de $500!); mas dá super para comprar uma por $100 ou $200 – na Winners, na Zara, etc – e ainda ser feliz.

person s left foot on snowfield
Photo by Nikita Khandelwal on Pexels.com

 

Botas e sapatos – o mais importante é que sejam antiderrapantes. Veja o solado antes de comprar, para não fazer como eu (várias vezes) e cair escorregando no gelo igual a clássica da casca de banana. Também é bom se for impermeável, para o seu pezinho não ficar molhado depois de uma caminhada na neve. Para dias de neve alta, o melhor é ter uma galocha, aquela bota de plástico que também é ótima para inundações. PS: pode me julgar quanto quiser, mas depois que comprei meu primeiro par de UGGs (aquela bota australiana de pelinho, feia e cara), não tirei mais do pé. Ela é feia mas é minha amiga.

Prepare seu carro – veja se seus pneus são próprios para o ano todo – chamados all seasons – ou se você precisa trocar para pneus de inverno. Sempre tenha certeza que o nível do limpador de para-brisa está cheio – se você pega highways com freqüência, prepare-se para comprar alguns galões de windshield fluids até o fim da estação. Outro acessório essencial é o ice scraper com snow brush: de um lado, a escova para limpar a neve do carro estacionado; do outro, é o raspador para quando a neve ou chuva congelou seu para-brisa. O Departamento de Segurança do Canadá também recomenda que seu kit de inverno no carro inclua um cobertor, barrinhas de cereal, água e velas, caso o seu carro quebre em um lugar remoto e você precise passar algumas horas dentro do veículo.

animal-brown-cold-creature-87769.jpeg
Photo by Public Domain Pictures on Pexels.com

Os Clássicos

O mais gostoso de passar o inverno aqui é viver o verdadeiro natal de cinema: o White Christmas. A possibilidade de nevar lá fora é (super) real e deixa tudo mais mágico. Especialmente enquanto estamos dentro de casa, no quentinho, com a família! Por mais que o natal aconteça no começo do inverno, a data festiva faz nossa entrada na estação mais fria do ano mais prazerosa com esses clássicos natalinos:

  • Santa Claus Parade [http://thesantaclausparade.com] – não sou só eu que estou falando em natal com antecedência. A Parada do Papai Noel de Toronto já acontece em meados de novembro. O desfile começa no Christie Pits Park às 12:30PM, e segue pela Bloor até a Avenue/University Ave, terminando no St Lawrence Market. Agasalhe-se bem e escolha um local na rota para se ‘estacionar’ e para ver a banda passar. Boa idéia é levar uma bebida quentinha.

 

  • Bebidas Quentes Típicas – experimente uma Apple Cider, que é um suco de maçã quentinho servido só nessa época do ano. Em festas, você pode se deparar com o desafio de tomar um Eggnog, uma bebida feita de leite, açúcar, e ovos crus (!). Depois me conta se gostou? E, óbvio, abuse dos chocolates quentes, mas não abuse muito do hot toddy (bebida quente com whiskey oh yeah).
cold snow holiday winter
Photo by Public Domain Pictures on Pexels.com
  • Christmas Carols – ♬ ‘Tis the season to be jolly, fa-la-la-la-la, la-la-la-la ♬ entre no clima com as Christmas Carols, as músicas natalinas. Em lugares públicos, os Holiday Carolers – um grupo cantando à capella – ficam horas cantando as clássicas do noel e espalhando o espírito do natal por aí. Encontre-os em aeroportos, shopping centres, estações de metrô, etc. Não achou nenhum? Tudo bem, sintoniza na rádio CHFI 98.1, que tem programação 100% músicas natalinas nessa época do ano.

 

  • Christmas Market [http://www.torontochristmasmarket.com]– nas próximas semanas farei uma seleção de vários eventos natalinos para curtirmos por aqui, mas já te digo que o mais oficial é o Toronto Christmas Market que rola pelo 9o ano seguido no Distillery District. O mercado funciona de terça à domingo, da meio-dia às 9PM (ou 10PM no fim-de-semana). A entrada é gratuita em dias de semana e até às 5PM na sexta, depois custa $6.

 

  • Cavalgade of Lights [https://www.toronto.ca/explore-enjoy/festivals-events/cavalcade-of-lights/]– outra tradição de fim-de-ano, o Cavalgade of Lights é o evento de iluminação das árvores de natal. São vários pela GTA, mas o mais popular é o que acontece na Nathan Philips Square. A árvore de natal oficial da cidade foi iluminada dia 24/11 em 2018, e o evento conta com patinação no gelo ao ritmo de DJs, performances canadenses ao vivo no palco, e um show pirotécnico espetacular.

 

Fique ligado nos nossos posts e redes sociais para mais dicas de como viver – e sobreviver o inverno por aqui.

And be warm out there!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s