[esse texto também foi publicado no Jornal de Toronto]
Queira ou não queira, ele vem todo ano. O temido inverno canadense – aquele famoso, com temperaturas terrivelmente abaixo de zero – se aproxima e a gente sente, literalmente, na pele essa emoção. Aqui são minhas dicas para os recém-chegados e hibernantes de primeira viagem: uma seleção dos básicos e dos clássicos dessa estação que todo ano chega muito rápido e fica too much por aqui.
Os Básicos
Jaquetas de Inverno – sim, você precisa de uma. Até novembro dá para agüentar com uma jaqueta qualquer, mas quando as temperaturas começarem a ficar beeem abaixo de zero… essa é a hora de ter uma Canada Goose, e deixá-la pendurada ao lado da porta para ficar como sua fiel companheira até o fim de março. Precisa ser Canada Goose? Não, e inclusive tem uma onda de protesto contra essa marca que é a mais popular daqui (sobre a forma como os coiotes são capturados e mortos para a fabricação da pele do capuz). Por quê então a Canada Goose é a etiqueta que você mais verá nas jaquetas ao nosso redor? Porque ela é sim super quentinha, e faz a sua condição no inverno canadense melhorar significamente. Há também outras marcas de qualidade na mesma faixa de preço (o preço é super salgado, acima de $500!); mas dá super para comprar uma por $100 ou $200 – na Winners, na Zara, etc – e ainda ser feliz.

Botas e sapatos – o mais importante é que sejam antiderrapantes. Veja o solado antes de comprar, para não fazer como eu (várias vezes) e cair escorregando no gelo igual a clássica da casca de banana. Também é bom se for impermeável, para o seu pezinho não ficar molhado depois de uma caminhada na neve. Para dias de neve alta, o melhor é ter uma galocha, aquela bota de plástico que também é ótima para inundações. PS: pode me julgar quanto quiser, mas depois que comprei meu primeiro par de UGGs (aquela bota australiana de pelinho, feia e cara), não tirei mais do pé. Ela é feia mas é minha amiga.
Prepare seu carro – veja se seus pneus são próprios para o ano todo – chamados all seasons – ou se você precisa trocar para pneus de inverno. Sempre tenha certeza que o nível do limpador de para-brisa está cheio – se você pega highways com freqüência, prepare-se para comprar alguns galões de windshield fluids até o fim da estação. Outro acessório essencial é o ice scraper com snow brush: de um lado, a escova para limpar a neve do carro estacionado; do outro, é o raspador para quando a neve ou chuva congelou seu para-brisa. O Departamento de Segurança do Canadá também recomenda que seu kit de inverno no carro inclua um cobertor, barrinhas de cereal, água e velas, caso o seu carro quebre em um lugar remoto e você precise passar algumas horas dentro do veículo.

Os Clássicos
O mais gostoso de passar o inverno aqui é viver o verdadeiro natal de cinema: o White Christmas. A possibilidade de nevar lá fora é (super) real e deixa tudo mais mágico. Especialmente enquanto estamos dentro de casa, no quentinho, com a família! Por mais que o natal aconteça no começo do inverno, a data festiva faz nossa entrada na estação mais fria do ano mais prazerosa com esses clássicos natalinos:
- Santa Claus Parade [http://thesantaclausparade.com] – não sou só eu que estou falando em natal com antecedência. A Parada do Papai Noel de Toronto já acontece em meados de novembro. O desfile começa no Christie Pits Park às 12:30PM, e segue pela Bloor até a Avenue/University Ave, terminando no St Lawrence Market. Agasalhe-se bem e escolha um local na rota para se ‘estacionar’ e para ver a banda passar. Boa idéia é levar uma bebida quentinha.
- Bebidas Quentes Típicas – experimente uma Apple Cider, que é um suco de maçã quentinho servido só nessa época do ano. Em festas, você pode se deparar com o desafio de tomar um Eggnog, uma bebida feita de leite, açúcar, e ovos crus (!). Depois me conta se gostou? E, óbvio, abuse dos chocolates quentes, mas não abuse muito do hot toddy (bebida quente com whiskey oh yeah).

- Christmas Carols – ♬ ‘Tis the season to be jolly, fa-la-la-la-la, la-la-la-la ♬ entre no clima com as Christmas Carols, as músicas natalinas. Em lugares públicos, os Holiday Carolers – um grupo cantando à capella – ficam horas cantando as clássicas do noel e espalhando o espírito do natal por aí. Encontre-os em aeroportos, shopping centres, estações de metrô, etc. Não achou nenhum? Tudo bem, sintoniza na rádio CHFI 98.1, que tem programação 100% músicas natalinas nessa época do ano.
- Christmas Market [http://www.torontochristmasmarket.com]– nas próximas semanas farei uma seleção de vários eventos natalinos para curtirmos por aqui, mas já te digo que o mais oficial é o Toronto Christmas Market que rola pelo 9o ano seguido no Distillery District. O mercado funciona de terça à domingo, da meio-dia às 9PM (ou 10PM no fim-de-semana). A entrada é gratuita em dias de semana e até às 5PM na sexta, depois custa $6.
- Cavalgade of Lights [https://www.toronto.ca/explore-enjoy/festivals-events/cavalcade-of-lights/]– outra tradição de fim-de-ano, o Cavalgade of Lights é o evento de iluminação das árvores de natal. São vários pela GTA, mas o mais popular é o que acontece na Nathan Philips Square. A árvore de natal oficial da cidade foi iluminada dia 24/11 em 2018, e o evento conta com patinação no gelo ao ritmo de DJs, performances canadenses ao vivo no palco, e um show pirotécnico espetacular.
Fique ligado nos nossos posts e redes sociais para mais dicas de como viver – e sobreviver o inverno por aqui.
And be warm out there!